A preservação da fertilidade em pacientes com câncer
Atualmente o diagnóstico do câncer e o sucesso dos tratamentos permitem uma cura e sobrevivência de 90%. Muitos homens e mulheres que estão em idade fértil desejam no futuro ter filhos, mas os tratamentos podem afetar a fertilidade. O diagnóstico do câncer já traz grande estresse emocional. Lidar com a doença e com a possibilidade de perda da fertilidade é muito traumático.
QUAIS OS EFEITOS DO TRATAMENTO DE CÂNCER SOBRE A FERTILIDADE DA MULHER?
O tratamento do câncer pode afetar temporariamente ou definitivamente a fertilidade, seja pela retirada dos órgãos reprodutores, ou por ação da quimioterapia e radioterapia sobre os ovários, levando à perda de óvulos e até à menopausa antes da hora.
QUAIS OS EFEITOS DO TRATAMENTO DE CÂNCER SOBRE A FERTILIDADE DO HOMEM?
Nos homens, o câncer pode levar a danos nos testículos podendo prejudicar a produção de espermatozoides e a produção do hormônio testosterona.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE NAS MULHERES COM CÂNCER?
Antes do tratamento do câncer:
– Criopreservação de óvulos: pode se realizar o congelamento de óvulos. Realiza-se a coleta de óvulos após estimular os ovários com hormônios, e a seguir, o congelamento. Isso só pode ser feito após a puberdade.
– Congelamento de embriões: pode ser realizado após coleta dos óvulos e fertilização in vitro, e a seguir os embriões são congelados.
– Congelamento de tecido ovariano: pode ser feito pela retirada de pedacinhos do ovário que serão congelados. Isso pode ser realizado antes e depois da puberdade.
– Maturação in vitro: óvulos não maduros são coletados, amadurecidos no laboratório, e congelados. Pode ser feito após a puberdade.
– Transposição dos ovários: os ovários são colocados fora do campo de radiação.
Durante o tratamento do câncer:
Proteção contra a radiação e o uso de medicamento para bloquear os ovários, podendo protegê-los contra os efeitos da quimioterapia.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE NOS HOMENS COM CÂNCER?
– Congelamento de espermatozoides obtidos através da masturbação, depois da puberdade. No caso de meninos antes da puberdade, pode-se coletar os espermatozoides através de coleta de urina após estimulação vibratória do pênis ou eletro ejaculação, e preservação de pedacinhos dos testículos, o que deve ser muito bem discutido com os pais.
Existem outros métodos mais invasivos que necessitam de anestesia, como: aspiração de espermatozoide do epidídimo, aspiração de espermatozoide do testículo e microcirurgia dos testículos.
QUAIS AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA A/O PACIENTE COM CÂNCER QUE DESEJA PRESERVAR A FERTILIDADE?
Após receber o diagnóstico de câncer, a/o paciente em idade reprodutiva deverá agendar uma consulta com uma/um médica especialista em reprodução humana, antes de se submeter ao tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pois uma vez iniciado o tratamento, a preservação da fertilidade se torna mais difícil.