Como prevenir o risco de câncer de mama para os filhos?
Testes genéticos pré implantação embrionária em portadoras de mutações para câncer de mama
Cerca de 5 a 10% dos cânceres de mama são hereditários e 25% estão ligados aos genes maternos BRCA1 e BRCA2. As mutações dos genes BRCA1 e BRCA2 são infrequentes na população geral, afetando de 0,1% a 0,2% das mulheres e as alterações nesses genes são responsáveis também por um total de 10 a 15% dos cânceres ovarianos. Nota-se que a chance de herdar o gene com a mutação da mãe portadora é de 50% para cada filho e, dessa forma, os portadores dessa mutação do BRCA1 e BRCA2 têm mais risco ao longo da vida de desenvolver câncer de mama.
As estratégias para a preservação da fertilidade das mulheres portadoras dessas mutações incluem a criopreservação de óvulos, criopreservação de tecido ovariano, diagnóstico genético pré-implantação e recepção de óvulos ou embriões.
É possível eliminar essa mutação genética de uma família?
O avanço da tecnologia trouxe possibilidades de identificar, antes da gravidez, embriões livres da mutação genética BRCA relacionadas ao câncer de mama. Este tipo de solução está disponível e vem sendo utilizada na prevenção doenças genéticas que afetam um único gene, no caso específico do câncer mamário.
O diagnóstico genético pré-implantação (PGD) vem sendo esta solução para rastrear a mutação do gene BRCA em embriões.
O PGD exige que os casais sejam submetidos a procedimentos de fertilização in vitro. Os embriões são cultivados in vitro e testados usando PGD para a mutação BRCA, antes de serem transferidos para o útero da mulher. Desta forma, apenas embriões sem mutação BRCA são transferidos.
Seria assim um método de prevenção do câncer de mama na prole de pais afetados. Desta forma, aqueles que não desejam passar o gene BRCA para a próxima geração, o método de diagnóstico genético pré-implantação de embriões seria o recomendado.
Xiaofu Zhang, Jingxin Niu, Jing Q. Fertility preservation in BRCA mutation carriers—efficacy and safety issues: a review. Rep Biol Endocrinol. 2020; 18: 11.Published online 2020 Feb 18.
Eunice I. Oribamise,Oladapo A. Ashiru, Ebele C. Iloabachie,Jumoke G. Osumah,and Oladimeji O. Moruf
Preimplantation Genetic Testing for Breast Cancer . Niger Med J. 2019 May-Jun; 60(3): 99–105.
Natalie Vriesen, Erin P. Carmany, Jaime L. Natoli.First published: 03 January 2022 Findings were available as a virtual poster during the National Society of Genetic Counselors Annual Conference (Virtual conference, 2020).
Prenatal DiagnosisVolume 42, Issue 2 p. 201-211
Clinical outcomes of preimplantation genetic testing for hereditary cancer syndromes: A systematic review