Devo tomar vitaminas para engravidar?

 

O que são e para que servem as vitaminas?

As vitaminas são substâncias necessárias ao desenvolvimento e funcionamento normal do organismo e, na maioria das vezes, são ingeridas na dieta do dia a dia.

 

Por que as vitaminas são tão importantes para as mulheres que desejam engravidar?

Muitas mulheres, especialmente as que vivem em países em desenvolvimento como o Brasil, apresentam níveis inadequados de vitaminas pela baixa ingestão de frutas, vegetais, produtos animais e alimentos fortificados com vitaminas. Essas deficiências podem piorar durante a gravidez e comprometer o estado nutricional e imunológico da mulher. Há nesses casos um maior risco de anomalias no feto, prematuridade, recém-nascido de baixo peso, abortamento, anemia e hipertensão arterial.

 

Quais vitaminas devemos/podemos tomar antes de engravidar?

  1. Vitamina B9 (forma natural: folato / forma sintética: ácido fólico): a suplementação de ácido fólico tem efeito protetor contra malformações do cérebro e coluna do bebê. Além disso, parece ser importante no amadurecimento do óvulo e desenvolvimento do embrião. Então, para todas as mulheres que tentam engravidar, é recomendada a suplementação de ácido fólico ou folato, no mínimo um a três meses antes da gestação até o fim do primeiro trimestre.
  1. Vitamina D: sabemos que 36% das mulheres em idade reprodutiva têm falta de vitamina D, mas a real influência dela no aparelho reprodutor ainda precisa ser esclarecida. Embora exista uma associação entre os baixos níveis de vitamina D e menor chance de gravidez, ainda não sabemos se corrigir essa deficiência de vitamina D melhoraria as chances de ter um bebê.
  1. Antioxidantes e polivitamínicos (coenzima Q10, vitamina C, E, pentoxifilina e outros): não há forte evidência para apoiar o uso deles por homens ou mulheres com hábitos de vida saudáveis para aumentar a chance de engravidar.

 

Não podemos esquecer que as necessidades de vitaminas precisam ser individualizadas e o uso durante a gestação não deve ultrapassar a dose diária recomendada para essa fase. Para casais com hábitos de vida saudáveis e boa alimentação, a maioria desses suplementos pode se tornar secundária.

 

-How vitamin D level influences in vitro fertilization outcomes: results of a systematic review and meta-analysis. Fertility and Sterility®️ Vol. -, No. -, – 2020 0015-0282

-Preconceptual care for couples seeking fertility treatment, an evidence-based approach. Fertil Steril Rev®️ Vol. 2, No. 1, January 2021 2666-5719

Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.