Entendendo a reprodução humana

 

O QUE É A REPRODUÇÃO HUMANA?

 

É um processo que envolve o encontro de espermatozoides com um óvulo através de uma ação hormonal comandada por vários órgãos. Para que isso aconteça naturalmente é preciso que uma relação sexual ocorra no dia fértil, que a fecundação aconteça e que o embrião formado se implante no útero. Entretanto, existem situações em que a gravidez não é possível.

 

O QUE É INFERTILIDADE CONJUGAL?

 

A infertilidade conjugal é a incapacidade de um casal heterossexual engravidar após o período de 12 meses de vida sexual ativa, com no mínimo duas relações sexuais por semana sem o uso de métodos anticoncepcionais. Mas se a mulher tem mais de 35 anos ou o casal tem alguma doença que cause dificuldade para engravidar, este prazo cai para 6 meses de tentativas. Aproximadamente 88% dos casais engravidam após 12 meses de tentativas, portanto a infertilidade afeta cerca de 15% dos casais em idade fértil.

 

COMO FUNCIONA O CICLO REPRODUTIVO?

 

As mulheres já nascem com todos os seus óvulos e eles vão envelhecendo junto dela. A fertilidade feminina diminui muito aos 35 anos, e aos 37 anos 90% dos óvulos já desapareceram. Nos homens, os espermatozoides são produzidos durante toda a vida desde a puberdade, mas a qualidade diminui com a idade. Os homens produzem cerca de 100 milhões de espermatozoides por ejaculação, e as mulheres liberam apenas 1 óvulo por mês, num total de aproximadamente 500 óvulos ao longo da vida.

 

COMO SE COMPORTA O CICLO MENSTRUAL?

 

O ciclo menstrual é controlado pela ação dos hormônios cujo papel principal é preparar o endométrio (a camada mais interna do útero) para a implantação de um embrião para a gestação. Inicia-se no primeiro dia de menstruação e ocorre em intervalos aproximados de 28 dias, podendo variar de 21 a 38 dias. A duração varia de 2 a 7 dias e seu volume de 20 a 60 ml, ocorrendo durante toda a vida reprodutiva da mulher (período que vai da primeira à última menstruação) e se divide em três fases:

 

  • Fase Folicular: inicia-se a partir do primeiro dia do ciclo menstrual e tem duração de 12 a 14 dias. Neste período ocorre o crescimento do folículo que tem o óvulo no seu interior, e pela ação de hormônios ocorre o amadurecimento do endométrio que reveste o útero por dentro;
  • Fase de Ovulação: a ovulação é a saída do óvulo maduro do ovário que ocorre na metade do ciclo menstrual, aproximadamente no 14º dia. Depois este óvulo é captado pelas tubas uterinas onde ocorre a fecundação;
  • Fase Lútea: após a ovulação, o corpo lúteo (região do ovário de onde saiu o óvulo) produz hormônios que vão preparar o útero para receber o embrião. Se a gravidez não acontecer, os hormônios ovarianos diminuem, fazendo com que ocorra a menstruação.

 

COMO SE FORMA O EMBRIÃO?

 

Os espermatozoides ejaculados na vagina atravessam o colo do útero e chegam na tuba uterina (trompa) para fecundar o óvulo. Após a fecundação (que é a entrada do espermatozoide dentro do óvulo), se inicia a fase da formação do embrião. O embrião é transportado da tuba para o útero após 6 dias da fecundação, quando ocorre a implantação no útero e desenvolvimento do indivíduo.

 

 QUAL A IMPORTÂNCIA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA?

 

O papel da reprodução humana assistida é auxiliar no tratamento de quem não conseguem engravidar naturalmente, permitindo assim que o sonho de ter uma criança seja realizado.

Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.