Higiene e depilação na adolescência
É incrível como em pleno 2021 a higiene íntima ainda é um tabu para nós mulheres de todas as idades, mas em especial para as adolescentes.
Isso ocorre porque nem todas as mulheres têm acesso à educação sexual, seja na escola ou em casa. Falar sobre as mudanças do nosso corpo deveria ser natural, mas socialmente ainda não é.
TER CONHECIMENTO FAZ TODA DIFERENÇA!
A parte externa da nossa região íntima se chama vulva (os lábios vaginais, clitóris e períneo) e a parte mais interna é a vagina. Não tenha vergonha do seu corpo! Pegue um espelhinho e se auto examine.
SIM, A VAGINA TEM UMA UMIDADE NATURAL
Na adolescência começam a ser produzidos diferentes hormônios que constituem o ciclo menstrual feminino. Portanto é normal a existência de uma secreção natural que mantém a umidade vaginal. Essa secreção é em pequena quantidade, clara ou transparente, sem cheiro e não causa incômodo.
DEIXE SUA VULVA E VAGINA RESPIRAREM
Evite roupas que dificultem o arejamento e opte por calcinhas de algodão e não apertadas. Vamos lembrar também que não podemos ficar longos períodos com roupas úmidas como biquínis e após fazer exercícios físicos, pois deixa o ambiente mais sujeito ao crescimento de fungos, então é bom trocarmos assim que possível.
Lave as roupas íntimas com sabão neutro, evite o uso de amaciantes ou água sanitária para evitar alergias. E nada de deixar calcinha secando no box do banheiro, pois elas precisam de um local seco e arejado para evitar proliferação de fungos ou bactérias. Durma sem calcinha!
PRODUTOS DE HIGIENE ÍNTIMA PODEM SIM SER UMA BOA OPÇÃO
Use sabonetes com pH ácido próprio para a região genital, com pouco ou nenhum perfume. Não exagere na frequência, uma ou duas vezes ao dia são suficientes. Devemos evitar desodorantes ou perfumes íntimos.
Sempre que possível lave a região genital ou use papel higiênico não perfumado e não colorido. Enxugue as partes íntimas após usar o banheiro sempre com movimentos da frente para trás.
Protetores de calcinha são importantes no finalzinho do fluxo menstrual, mas não devem ser usados rotineiramente pois deixam a região mais abafada.
Cuidado redobrado ao usar banheiro fora de casa! Preferencialmente use o protetor de assento sanitário. Seja esperta! Ande com o seu na bolsa.
NÃO PRECISA LAVAR A VAGINA, MAS A VULVA PRECISA
Nosso corpo é tão incrível que nossa vagina tem pH, temperatura e uma flora natural que mantém uma autolimpeza e reparação, por isso duchas internas são desnecessárias e ainda favorecem o crescimento de fungos e bactérias que causam infecção. Lave somente a região externa, entre as dobrinhas dos pequenos e grandes lábios (a vulva), somente com os dedos e delicadamente