Meus óvulos acabaram, e agora?
Receber óvulos de uma doadora é uma excelente solução. A doação de óvulos está indicada para mulheres que não conseguem a gravidez com óvulos próprios. Mulheres na menopausa, com algumas doenças genéticas, que tiveram insucessos em fertilização in vitro, tem óvulos de má qualidade, idade avançada, ou que retiraram cirurgicamente os ovários.
COMO FUNCIONA A OVODOAÇÃO?
A doação de óvulos não pode ser realizada para fins lucrativos e deve respeitar as exigências legais. Normalmente, fazemos a ovodoação compartilhada, onde a doadora compartilha parte dos seus óvulos com quem vai receber e esta custeia parte do tratamento da doadora. Ambas não podem se conhecer ou ter algum grau de parentesco. Podem ser doadoras de óvulos: mulheres com menos de 35 anos de idade, que possuam a maior semelhança física e compatibilidade possível com a receptora. Durante a avaliação da possível doadora, a/o médica investiga a presença de doenças infecciosas e genéticas.
COMO É O PROGRAMA INTERNACIONAL DE OVODOAÇÃO COM DOADORAS DA EUROPA?
Este programa trouxe rapidez aos tratamentos. A receptora vai obter os óvulos através da importação de uma clínica da Europa para o Brasil. Estes óvulos serão fertilizados e colocados no útero da receptora. A média de espera por uma doadora compatível no Brasil é de 6 meses a 1 ano. Com este programa, os óvulos chegam à clínica no Brasil em torno de 60 dias. Outro benefício é a possibilidade de a receptora ver as fotos da doadora e escolher a que mais se parece com ela.