Mioma pode dificultar a gravidez?

Mioma é a doença benigna mais comum das mulheres que tem idade para engravidar. Acredita-se que 50% das mulheres neste período podem ter miomas uterinos.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DOS MIOMAS?

Na maioria das vezes não tem sintomas. Podem causar principalmente menstruação aumentada, cólica menstrual, aumento do volume abdominal e dor na pelve (pé da barriga).

 

A PRESENÇA DE MIOMAS PODE CAUSAR INFERTILIDADE?

Raramente os miomas, sozinhos, vão causar dificuldade para engravidar.

Podem causar infertilidade quando:

  1. Distorcem a anatomia (forma) do útero e com isso podem atrapalhar a implantação do embrião.
  2. Deslocam os ovários e afastam as tubas uterinas (trompas) dificultando o encontro do óvulo com os espermatozoides.
  3. Alteram a produção de algumas substâncias que facilitam a implantação do embrião no útero.

 

QUANDO DEVO OPERAR MIOMAS?

Os miomas que se localizam na camada mais interna do útero (aqueles que distorcem a cavidade do útero) são os que mais interferem na fertilidade, e podem facilitar abortos e até o parto prematuro. Para mulheres sem outra causa que explique a infertilidade, deve ser considerado como tratamento a retirada cirúrgica do mioma.

 

COMO SÃO REALIZADAS AS CIRURGIAS DE MIOMAS?

A retirada cirúrgica dos miomas que distorcem a cavidade endometrial (a camada mais interna do útero) é chamada de miomectomia e deve ser feita por videohisteroscopia (cirurgia por dentro do útero com câmera).

Os miomas que estão no meio do músculo do útero ou na parte mais externa do útero podem ser retirados por videolaparoscopia (cirurgia que usa um sistema de ótica com câmera que entra pela cicatriz do umbigo), ou também pode ser retirado por corte feito no abdômen. A escolha do tipo de cirurgia vai depender do tamanho e localização dos miomas.

  

# CONEXÃO FERTILIDADE

# CONTEÚDO CLÁSSICO

Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.