O Que São Ovários Policísticos e Como Podem Afetar a Fertilidade?
Na síndrome dos ovários policísticos (SOP) ocorre um desequilíbrio hormonal, podendo ter aumento dos hormônios masculinos. Os sintomas podem ser: atraso menstrual ou ausência de menstruação, aumento de pelos, acne e pele oleosa, além da alteração nos ovários que é observada no exame de ultrassonografia.
COMO A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS PODE AFETAR A FERTILIDADE?
Depende de cada caso. A SOP é uma das causas mais frequentes de infertilidade e, quando há o desejo de engravidar, o tratamento deve ser realizado pela/o médica. Além de ser necessário fazer mudanças dos hábitos de vida como alimentação saudável, atividade física e perda de peso no caso de obesidade, a estimulação da ovulação pode ser realizada. Também podem ser utilizados medicamentos que controlam a insulina e a glicemia (açúcar no sangue).
Em alguns casos na SOP, os óvulos podem não amadurecer direito, podendo ser de má qualidade. A fertilização in vitro (FIV) pode ser utilizada nos casos em que há dificuldade de se estimular o desenvolvimento de até três folículos (cada folículo contém um óvulo), havendo então um número exagerado. A FIV também pode ser utilizada no caso de ausência de gravidez após três a seis tentativas de estimulação da ovulação com relações programadas no dia fértil.