Obesidade e fertilidade
Que a obesidade pode causar doenças cardiovasculares, isso muitos já sabem, mas que ela também está associada à infertilidade, pode ser novidade! Então vamos conhecer um pouco mais dos efeitos prejudiciais da obesidade na saúde reprodutiva de homens e mulheres.
Como a obesidade pode prejudicar a saúde reprodutiva masculina?
Nos homens, a obesidade pode prejudicar a qualidade do sêmen, a ereção e aumentar a temperatura na bolsa escrotal, reduzindo a concentração e a motilidade dos espermatozoides.
Por que a obesidade compromete a fertilidade feminina?
Nas mulheres, a obesidade aumenta o risco de irregularidade menstrual e compromete a ovulação, diminuindo a chance de gravidez. Além disso, o excesso de peso pode interferir na qualidade do óvulo, e também reduzir as chances de implantação do embrião. Abortos espontâneos e morte do bebê intra-útero são também mais frequentes.
A obesidade da mãe pode afetar seus filhos?
Sim! A obesidade materna afeta a saúde dos filhos, porque os filhos de mães obesas têm maior risco de obesidade e de morte prematura na vida adulta. Durante a gestação, esses bebês também têm maior risco de complicações, como prematuridade, crescimento fetal inadequado (bebês pequenos ou grandes para a idade gestacional), defeitos congênitos (por exemplo defeitos cardíacos ou do cérebro) e sofrimento fetal.
É possível melhorar a fertilidade nesses casos?
A boa notícia é que a função ovulatória, a qualidade do sêmen e as taxas de gravidez frequentemente melhoram após a perda de peso! Então, mudanças nos hábitos de vida já! Uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares são boas aliadas da fertilidade e a perda de 7% ou mais do peso corporal já pode trazer resultados positivos! Lembrando que essa é apenas mais uma etapa do tratamento em busca de qualidade de vida e saúde reprodutiva. Um acompanhamento multiprofissional é indispensável para alcançar todas essas metas com segurança.
-Obesity and reproduction: a committee opinion; Fertility and Sterility. Volume 104, Issue 5, November 2015, Pages 1116-1126
-Preconceptual care for couples seeking fertility treatment, an evidence-based approach. Fertil Steril Rev®️ Vol. 2, No. 1, January 2021 2666-5719
Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.