Para que serve o congelamento de óvulos?
Hoje em dia, mulheres têm adiado o sonho da maternidade em busca da estabilidade financeira e profissional. Se decidirem deixar para engravidar mais tarde, poderão ter dificuldades no futuro.
Atualmente, o congelamento de óvulos (criopreservação) é uma excelente opção para mulheres que querem adiar a maternidade. Embora não exista garantia absoluta de gravidez com a fertilização in vitro destes óvulos congelados, ela é uma boa possibilidade de preservar a fertilidade e escolher o melhor momento para engravidar no futuro.
QUAL A IDADE RECOMENDADA PARA O CONGELAMENTO DE ÓVULOS?
A idade ideal para se fazer o congelamento é antes dos 35 anos, pois com o avançar da idade, a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem. A mulher tem uma quantidade de 2 milhões de óvulos ao nascer, que diminui para 400 mil quando ocorre a primeira menstruação. Aos 35 anos de idade, a mulher tem por volta de 25 mil óvulos e chega à menopausa com apenas mil óvulos.
COMO É FEITO O PROCESSO DE CONGELAMENTO DE ÓVULOS?
O tratamento tem início com o uso de hormônios por aproximadamente 10 dias. Por volta do 12º dia faz-se a coleta (captação) dos óvulos através de punção vaginal guiada por ultrassom e sob sedação. Dura em média de 15 a 30 minutos.
POR QUANTO TEMPO OS ÓVULOS PODEM FICAR CONGELADOS?
Os óvulos congelados não têm prazo de validade e podem ficar congelados por tempo indeterminado, sem alterar a qualidade. Quando a mulher quiser engravidar, se faz o descongelamento e a fertilização in vitro (fecundação ou injeção dos espermatozoides), e os embriões formados são colocados no útero. A taxa de sobrevivência ao descongelamento é em torno de 85%.
QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE ÓVULOS PARA CONGELAR?
O ideal é um total de 25 a 30 óvulos maduros para serem armazenados, mas se o estímulo for insuficiente, pode-se fazer outro ciclo.
As chances de gestação são altas, principalmente se o congelamento for realizado antes dos 35 anos.
QUAIS MULHERES DEVEM SER ALERTADAS SOBRE A POSSIBILDADE DE CONGELAR ÓVULOS?
– Mulheres que têm poucos óvulos por conta de cirurgia nos ovários ou por estoque baixo de óvulos;
– Mulheres com câncer que irão se submeter à quimioterapia e/ou radioterapia que possa afetar os ovários;
– Mulheres que irão se submeter a cirurgias no ovário, como no caso de endometriose ou de cistos nos ovários.
QUAL O CUSTO DO CONGELAMENTO DE ÓVULOS?
O custo de todo o procedimento e de manutenção dos óvulos congelados depende da Clínica de Reprodução onde será realizado. Este procedimento ainda não tem cobertura pela saúde suplementar (convênios). Em alguns casos, pacientes portadoras de câncer podem conseguir cobertura gratuita pelo SUS.
Nossos conselhos:
– Fique atenta ao seu relógio biológico e não deixe de conversar com sua/seu ginecologista. Procure engravidar antes dos 35 anos;
– Mulheres jovens com câncer e que ainda não tiveram filhos devem conversar com sua/seu médica sobre a possibilidade de fazer o congelamento de óvulos antes de iniciar o tratamento com o objetivo de preservar a sua fertilidade.
#conexaofertilidade
#mulhercienciaereproducaohumana