Quero engravidar: devo me preocupar com minha alimentação?
Os alimentos que ingerimos têm impacto não só na saúde das próximas gerações, dos filhos e até netos, mas também na nossa, quando estamos tentando engravidar.
O ambiente dentro do útero materno, onde ocorre o crescimento do feto, pode ser influenciado pelos alimentos que a mãe ingere afetando a saúde do bebê e aumentando o risco de doenças. Dessa forma, a saúde da mãe influencia diretamente na saúde futura do filho.
Existe uma dieta para quem planeja engravidar?
Podemos dizer que alguns alimentos são preferidos nesse período, ainda que não exista um padrão de dieta melhor que outro. Entre esses alimentos estão os grãos integrais, frutas e verduras com baixo teor de pesticidas, proteínas vegetais como leguminosas, produtos lácteos com baixo teor de gordura, peixes e frutos do mar; todos se relacionam com a melhora da fertilidade das mulheres e da qualidade do sêmen nos homens.
Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados, como os alimentos processados, os com alta carga de açúcar, e devemos lembrar que produtos a base de cafeína precisam ser consumidos com moderação, não ultrapassando a dose de 200 mg ao dia (de 2 a 3 xícaras por dia).
O que devo considerar para adequar minha alimentação para a gravidez?
Não podemos esquecer do risco de intoxicação por pesticidas quando comemos vegetais, por metais pesados em peixes e hormônios nas carnes. Portanto, é necessário mais esse cuidado na seleção dos alimentos para consumo, visando não apenas uma dieta rica em nutrientes essenciais, mas também uma produção livre de contaminantes.
Ainda que o papel completo da nutrição na fertilidade precise ser esclarecido, algumas mudanças no período pré-concepcional já são conhecidas como fundamentais para uma gestação saudável e, a adoção de mudanças simples no estilo de vida, podem contribuir não apenas para a fertilidade, mas para a melhora da saúde geral dos pais e seus filhos.
-Preconceptual care for couples seeking fertility treatment, an evidence-based approach. Fertil Steril Rev®️ Vol. 2, No. 1, January 2021 2666-5719
-Prepregnancy counseling Fertility and Sterility®️ Vol. 111, No. 1, January 2019 0015-0282; ACOG COMMITTEE OPINION NUMBER 762
Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.