Varicocele e ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada é a redução ou ausência de esperma durante a ejaculação, que ocorre quando o esperma vai para a bexiga em vez de sair pela uretra durante o orgasmo. Esse quadro clínico pode causar infertilidade.

Esta alteração é encontrada normalmente nos homens submetidos a grandes cirurgias pélvicas principalmente de próstata, nos diabéticos e ainda nos homens que possuem alterações no funcionamento dos nervos. Alguns medicamentos também podem interferir na ejaculação, como os antidepressivos e medicamentos antipsicóticos.

Os homens que querem engravidar suas mulheres, podem se beneficiar com os tratamentos de reprodução humana assistida. Alguns medicamentos podem auxiliar em uma ejaculação direta, ou os espermatozoides podem ser recuperados na urina.

Entretanto, se essas tentativas falharem, a médica pode tentar extrair os espermatozoides sem a ejaculação do homem. Estes procedimentos incluem:

  • PESA: aspiração percutânea de espermatozoides epididimários;
  • MESA: aspiração microcirúrgica de espermatozoides epididimários;
  • TESE: extração de espermatozoides testiculares;
  • TESA: aspiração de espermatozoides testiculares;
  • MICRO TESE: microdissecção de espermatozoides testiculares.

A varicocele são varizes escrotais, ou dilatação anormal das veias dos testículos. O sangue, que deveria fluir normalmente de volta ao coração pelas veias, acaba refluindo e voltando para o lugar de onde veio, comprometendo seu bom funcionamento do órgão. O refluxo sanguíneo reduz a performance de suas funções, em especial, a produção de espermatozoides. Esse é o motivo pelo qual a existência da varicocele pode reduzir o potencial fértil de um homem.

Sabemos que 15% dos homens são portadores de varicocele. No entanto nem todos apresentam ou apresentarão problemas de fertilidade. Tudo depende da saúde testicular como um todo, além da severidade da varicocele. Sabemos também que, de todos os homens com problemas de fertilidade, cerca de 40% terão varicocele ao serem examinados, o que comprova a relevância desse problema na saúde reprodutiva do homem.

Hoje, temos evidências consistentes mostrando que a presença de varicocele não tratada pode, inclusive, estar associada à maior chance de falhas em tratamentos em reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a ICSI.

Essa postagem é de caráter informativo e não substitui a avaliação médica. Procure um profissional especialista antes de qualquer tratamento.